(está en portugués, pero creo que se comprende igual)
O fruto da parceria entre Ford e Volkswagen no final dos anos 80, a Autolatina não conseguiu chega nem ao fim da década seguinte. Embora o casamento entre as duas marcas tenha dado certo no início, acabou por terminar devido a questões estratégicas de ambos os lados. Mesmo assim, a época da Autolatina trouxe um ânimo renovado para as equipes de designers e engenheiros brasileiros.
As duas marcas passaram a criar produtos híbridos para reduzir custos e com isso modelos com mesma plataforma tomavam forma sob as marcas Ford e Volkswagen, até mesmo no segmento de caminhões e ônibus.
Vários conceitos surgiram, mas poucos ganharam as ruas do país. Alguns deles vamos mostrar aqui. O primeiro é do similar da Ford para o VW Gol da segunda geração, o chamado Gol Bolinha. Olhando o modelo em clay, até que ele não seria ruim.
Outro que mal nasceu em 1993 e já ganharia um face-lift é o Logus. O visual mais conservador da Volkswagen ganhou em detrimento deste modelo aí. Antes da era Adventure, a Autolatina já pensava em uma perua no mesmo estilo. Ela seria feita sob a base do Fiesta Sedan mexicano, mas teria teto alto e traseira bem mais longa.
Um sedã de porte médio com suas versões hatch e perua também foram pensados pela Autolatina. O modelo aparentemente seria a opção nacional ao Escort europeu. Havia também um projeto de crossover da VW chamado B5 RSV, que também não foi pra frente.
Uma outra geração do Gol também foi estudada, mas não vingou. O desenho era bastante boleado e certamente ele seria chamado de “Gol Bola” com mais propriedade. Naquela época havia muitas idéias, mas pouco tempo (e talvez dinheiro) para executá-las. Enfim, agora fica só a lembrança dos antigos projetos secretos da Autolatina.
* ¿En una de las fotos, en un rincon, hay un Peugeot 309????
* ¿Los diseñadores de Autolatina se pajeaban a la noche con el proyecto del Taurus ´96? Es innegable la toma de "recursos estilísticos".
O fruto da parceria entre Ford e Volkswagen no final dos anos 80, a Autolatina não conseguiu chega nem ao fim da década seguinte. Embora o casamento entre as duas marcas tenha dado certo no início, acabou por terminar devido a questões estratégicas de ambos os lados. Mesmo assim, a época da Autolatina trouxe um ânimo renovado para as equipes de designers e engenheiros brasileiros.
As duas marcas passaram a criar produtos híbridos para reduzir custos e com isso modelos com mesma plataforma tomavam forma sob as marcas Ford e Volkswagen, até mesmo no segmento de caminhões e ônibus.
Vários conceitos surgiram, mas poucos ganharam as ruas do país. Alguns deles vamos mostrar aqui. O primeiro é do similar da Ford para o VW Gol da segunda geração, o chamado Gol Bolinha. Olhando o modelo em clay, até que ele não seria ruim.
Outro que mal nasceu em 1993 e já ganharia um face-lift é o Logus. O visual mais conservador da Volkswagen ganhou em detrimento deste modelo aí. Antes da era Adventure, a Autolatina já pensava em uma perua no mesmo estilo. Ela seria feita sob a base do Fiesta Sedan mexicano, mas teria teto alto e traseira bem mais longa.
Um sedã de porte médio com suas versões hatch e perua também foram pensados pela Autolatina. O modelo aparentemente seria a opção nacional ao Escort europeu. Havia também um projeto de crossover da VW chamado B5 RSV, que também não foi pra frente.
Uma outra geração do Gol também foi estudada, mas não vingou. O desenho era bastante boleado e certamente ele seria chamado de “Gol Bola” com mais propriedade. Naquela época havia muitas idéias, mas pouco tempo (e talvez dinheiro) para executá-las. Enfim, agora fica só a lembrança dos antigos projetos secretos da Autolatina.
* ¿En una de las fotos, en un rincon, hay un Peugeot 309????
* ¿Los diseñadores de Autolatina se pajeaban a la noche con el proyecto del Taurus ´96? Es innegable la toma de "recursos estilísticos".
Comment